Caso ainda não esteja claro para você o significado de Competências, iremos utilizar aqui a principal abordagem para explicar este conceito, vamos falar do CHA DE COMPETÊNCIAS!
.
CHA é um acrônimo para CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE
.
Entenda o CONHECIMENTO como “saber o que deve ser feito”, enquanto que a HABILIDADE representa o “saber fazer” e por último a ATITUDE nada mais é do que “querer fazer”.
.
Uma competência então será percebida quando você puder enxergar que estes 3 pilares estão funcionando em conjunto.
.
Para facilitar o entendimento posso te apresentar exemplos nos quais profissionais possuem 1 ou 2 destes pilares, mas por falta do terceiro ainda não emprega uma determinada competência.
.
Exemplo 1: um profissional ainda em formação, sem experiência prática em sua área, começa a ter CONHECIMENTO devido a graduação que está cursando, mas por não ter a vivência, ainda lhe falta a HABILIDADE, porém compensa com seu envolvimento, vontade de aprender e crescer, mostrando a ATITUDE para se desenvolver em sua área técnica.
.
Exemplo 2: um profissional que demonstra uma facilidade e naturalidade ao realizar uma determinada tarefa (possui HABILIDADE) e se esforça e busca superar os desafios e contornar as dificuldades (demonstrando ATITUDE) mesmo que ainda exista espaço para que estude e busque metodologias e técnicas nessa mesma área (existe campo para aprimorar seu CONHECIMENTO).
.
Agora te convido para imaginar uma situação na qual o profissional possui o CONHECIMENTO e HABILIDADE porém lhe falta a ATITUDE, infelizmente você deve ter conseguido pensar em algum exemplo.
.
Uma vez que você sabe quais são as competências essenciais que a sua empresa precisa para alcançar os resultados projetados, fica mais fácil acompanhar e avaliar os colaboradores, entendendo se eles precisam de apoio pois ainda não tem o CONHECIMENTO, se ainda precisam desenvolver a HABILIDADE ou se o que precisa ser trabalhado são as ATITUDES.
.
Se precisar de apoio nessa jornada, conte com a GPS Pessoas. E deixamos um próximo passo desse desenvolvimento nesse artigo: O DESENVOLVIMENTO DA EXCELÊNCIA