Uma das vantagens de trabalhar com consultoria é ter acesso a diversas empresas ao mesmo tempo, conhecendo na prática os diferentes tipos de culturas organizacionais, estilos comportamentais dos líderes, maneiras de conduzir as atividades e principalmente as habilidades para lidar com os desafios.
.
Na GPS Pessoas atendemos exclusivamente empresas de contabilidade e apesar de periodicamente ouvirmos de alguns diretores “Toda empresa de contabilidade é igual. Todos os problemas são praticamente os mesmos” na verdade não é bem assim.
.
Os desafios externos são os mesmos: economia instável, regime tributário extremamente burocrático, visão geral do mercado que empresas de contabilidade devem apenas entregar as obrigações fiscais, dificuldades com a desorganização dos clientes, empresas querendo pagar menos e receber cada vez mais serviços da contabilidade, profissionais perdendo interesse em trabalhar nas empresas de contabilidade, aumento da rotatividade de pessoal, escassez de mão de obra qualificada… são tantos desafios enfrentados que eu poderia passar o dia aqui relatando.
.
Mas mesmo vivenciando esse mesmo cenário externo, existem diretores que possuem uma visão clara de onde querem chegar e do que precisam fazer para chegar até lá, delegando as atividades, trazendo pessoas competentes e de confiança para perto, envolvendo as equipes e atingindo elevados resultados. Normalmente eles já ocuparam cargos de alta direção em empresas com gestão profissionalizada e/ou são estudantes ávidos por temas de gestão empresarial.
.
Também existem diretores que sabem aonde querem chegar de maneira bastante clara e concreta, mas estão perdidos sobre o que precisa ser feito. Normalmente são empresários visionários, comprometidos, mas que não tiveram uma bagagem significativa em cargos na alta direção de empresas profissionalizadas e/ou ainda não estudaram de forma efetiva sobre temas de gestão empresarial.
.
Esses diretores também costumam alcançar elevados resultados, pois reconhecem que ainda que sejam excelentes Contabilistas, para gerir uma empresa de contabilidade em um mercado complexo é necessária muita competência de gestão empresarial, coisa que eles não têm. Eles buscam esse conhecimento por meio de intensivos estudos, leituras, consultorias especializadas e contratação de profissionais externos de gestão para cargos chaves. Quanto maior o desafio, mais eles investem tempo e dinheiro para compensar essa falta de conhecimento prévio.
.
E existe um terceiro grupo de diretores que querem crescer ou ao menos precisam manter a sobrevivência da sua empresa de contabilidade, mas não sabem como fazer isso. Nunca trabalharam na alta direção em empresas profissionalizadas, não estudaram de forma efetiva sobre temas de gestão empresarial e ainda são apegados a forma antiga de gerenciar o trabalho quando o mercado era bem menos complexo. Por não terem essa bagagem, não sabem que precisam investir massivamente em gestão empresarial e por esse motivo não fazem.
.
Não temos experiências ou até mesmo conhecimento de empresas de contabilidade com esse perfil que tenham conseguido alavancar seus resultados de forma sustentável, tanto em relação as finanças como em relação ao desgaste emocional de todas as pessoas envolvidas.
.
É essencial que os diretores consigam identificar em qual desses três grupos eles estão para que possam implementar as ações necessárias para a sobrevivência e o crescimento sustentável da empresa. Todo mundo ganha.
.
Ficou interessado em saber como você pode colocar esses conceitos na prática na sua empresa de contabilidade? Agende com a gente uma mentoria gratuita de 30 minutos para que os nossos especialistas possam te orientar: CLIQUE AQUI