Quando alguém da equipe é desligado com a justificativa de baixo desempenho e é surpreendido em sua demissão, existe um forte indicador de que o seu gestor falhou pois não ofereceu ao colaborador as chances de melhorar a sua performance por meio de uma conversa séria e estruturada, também conhecida como feedback.
.
É compreensível que muitos gestores fiquem animados e interessados para realizar comunicados positivos para as equipes, aqueles que as pessoas tendem a ficar felizes e motivadas, mas em contrapartida tendem a se esquivar das demais conversas. Ainda que esse comportamento seja compreensível, é bastante prejudicial para as relações profissionais.
.
Organizações bem sucedidas possuem clareza de onde querem chegar e os colaboradores conhecem os seus papeis, responsabilidades e alinham com seus gestores quais são as atitudes adequadas ou inadequadas para os objetivos serem alcançados.
.
Muitas vezes alguém da equipe está bastante comprometido com as suas atividades, mas não possui o conhecimento necessário, podendo inclusive não saber que ainda não possui esse conhecimento, prejudicando a sua performance e de todo o grupo.
.
Há casos também em que o colaborador possui as competências necessárias, mas não está engajado o suficiente, performando abaixo do esperado. (Já inclusive pontuamos no artigo CHA DE COMPETÊNCIAS, cenários do gênero)
.
Se em ambas situações o seu gestor evitar ter uma conversa de alinhamento, com as justificativas que não tem tempo ou que não quer chatear esse colaborador, o problema vai aumentando e uma situação que poderia ter sido resolvida com uma simples conversa, pode acabar acarretando em um demissão.
.
Você sabe quais colaboradores do seu time estão performando abaixo, dentro ou acima do esperado? E essas pessoas conhecem a sua percepção para que todos atuem de maneira integrada e engajada? Se precisar de ajuda na definição desses critérios e estruturar as conversas, conte conosco da GPS Pessoas.