Você sabe qual é o índice de rotatividade dos colaboradores na sua empresa ou departamento? Além disso, você sabe quais são os seus impactos?
.
Existe um senso comum de que a rotatividade ou turnover é algo sempre negativo, algo que deve ser combatido e que leva apenas a consequências ruins. Será que podem existir também reflexos positivos?
.
Essa foi a pergunta que o estudo da Watson Wyatt INC (fonte no final desse artigo) procurou responder, analisando a quantidade versus qualidade da rotatividade de pessoal.
.
Das empresas estudadas chegou-se a conclusão de que empresas com rotatividade de até 15% ao ano possuem maiores desempenhos do que organizações com rotatividade entre 30% e 40%.
Mas, ainda assim as empresas com rotatividade entre 30% e 40% apresentaram maiores desempenhos do que empresas com rotatividades muito baixas.
.
“É saudável para a organização deixar os membros menos produtivos saírem e captar novos empregados que possam substituí-los e que apresentem produtividade maior” é o que defende a publicação.
.
O que chamamos de “oxigenação da empresa” trata-se de permitir a entrada de novos profissionais com experiências diferentes, pessoas que venham rever as soluções para as quais todos já estão acostumados, refazer perguntas e discutir temas que já estão “de comum acordo” mas não necessariamente foram resolvidos da maneira mais produtiva para a empresa.
.
Algumas empresas, dependendo do segmento ou estratégia do negócio já compreendem que não terão a maior parte dos funcionários comemorando muitos aniversários de empresa, podendo então se programar para esse tipo de realidade.
.
Como exemplo algumas grandes empresas de consultoria/auditoria, que possuem um trabalho formatado e controlado, treinam e capacitam anualmente um grupo júnior para cumprir a parte mais operacional e garantir que os projetos estão caminhando, possui um sistema que funciona quase que como uma escola.
Muitos de seus profissionais passam 3 a 4 anos e saem muito bem capacitados para ocupar posições mais elevadas ao transitarem para departamentos internos em organizações.
.
É claro que os malefícios de uma rotatividade alta existem, os custos de recrutamento e seleção, treinamento, a perda de conhecimento e relacionamento com clientes pode gerar um impacto muito grande em um negócio, esses inclusive são muitas vezes os itens mais lembrados quando se fala em rotatividade de colaboradores.
.
Mas ressaltamos que o total oposto pode gerar uma falsa segurança, gerando um ambiente sem mudanças incrementais, sem evolução constante do negócio, fazendo com que a empresa deixe de aproveitar oportunidades.
.
Por isso, antes de abraçar o senso comum de que a sua rotatividade está alta ou baixa, análise e procure compreender causas e efeitos na sua empresa!