Uma vez tendo em mente um objetivo, seja algo que você mesmo deve realizar ou alguém do seu time, é importante saber a forma de determinar como será a execução para ter o resultado esperado. E para que isso aconteça, existem diversos modelos práticos de como organizá-lo para isso e nesse artigo abordaremos um dos modelos mais atestados (e que já comentamos em artigos passados): a meta SMART.
Além de levar em seu nome a palavra “inteligente” em si (Smart em inglês) trata-se também de um acrônimo, sendo que cada letra da palavra aponta diferentes parâmetros: Especifico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Definir esses parâmetros para um objetivo ajuda a garantir seu sucesso, eliminando suposições ou generalizações, definindo um cronograma claro que facilita a sua execução e acompanhamento.
S – Specific (Especifica)
Precisamente o que deseja alcançar com a meta. Uma boa meta será clara em seus porquês, para quem, quando e onde, talvez não haja uma resposta definitiva para todas essas perguntas, mas é ideal que seja clara para todos envolvidos, uma meta vaga de clareza possivelmente trará dificuldades para a continuidade desta (ou até mesmo seu início).
Um obstáculo comum é que a meta esteja clara na cabeça do dono da empresa porém não exista essa mesma clareza na mente da equipe (ou quem quer que seja o responsável por coloca-la em prática).
M – Measurable (Mensurável)
É importante que você seja capaz de acompanhar o progresso da meta, medir os resultados dos esforços e seja possível aferir o quanto a equipe esta se distanciando ou se aproximando do resultado desejado.
Tendo a capacidade de mensurar, você será capaz de utilizar esse fator para motivar quem quer que a esteja realizando, trazendo e reconhecendo os resultados para a mesa durante o caminhar da meta só fará com que haja mais engajamento. Também será possível, caso necessário redirecionar os esforços caso a meta não esteja sendo atingida.
A – Attainable (Alcançável)
Se você tem cegueira parcial e acha que pode se tornar um piloto, talvez seja necessário repensar o objetivo. Você precisará definir uma meta que seja atingível e não fora do alcance. Definir metas inatingíveis é uma receita para frustração.
Uma vez que a meta foi delegada é importante ter a consciência de que a pessoa a quem for atribuída seja capaz, dentro das circunstâncias, de cumpri-la.
R – Relevant (Relevante)
Para ser relevante, ela precisa fazer sentido para todos os envolvidos, fazendo com que não gere dúvidas primordiais sobre a sua importância, desinteresse ou desmotivação.
Esse é um dos principais fatores para gerar engajamento da equipe envolvida, deixando claro a todos o quanto a execução e atingimento da meta trará de impactos, reforçando a importância e papel de todos.
T – Time-Related (Temporal)
Todas as metas devem ter um tempo limite o qual você precisará definir dependendo de cada objetivo. Uma meta que não tenha um compromisso temporal eventualmente gerará procrastinações, bem como uma meta com um prazo curto trará ansiedade e decisões precipitadas.
“Muitas pessoas fracassam na vida, não por falta de capacidade, mentalidade ou mesmo coragem, mas simplesmente porque nunca organizaram suas energias em torno de um objetivo.”
Elbert Hubbard
Quando atribuir as próximas metas para sua equipe, tire um momento para refletir e considerar a utilização da meta SMART – Ela poderá ser uma ótima ferramenta para que você consiga delegar adequadamente e para que o time atinja excelentes resultados.
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