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04 PASSOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS NA EQUIPE

Sabe aquela situação em que está claro para você o que falta na equipe?
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Talvez isso aconteça pois você conseguiu perceber que ao atender o cliente a equipe não é pró ativa (fica aguardando solicitações, esperando sempre que o cliente faça o contato) ou então você enxerga que falta uma comunicação mais envolvente (pois todos possuem um linguajar muito técnico ao conversar com outras áreas ou clientes).
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Pois parabéns, se isso (ou algo parecido) já aconteceu com você significa que você está conseguindo identificar qual é a competência que o time ainda precisa fortalecer.
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Um primeiro passo no desenvolvimento de times é exatamente compreender o que pode ser adicionado ou feito de maneira diferente e que tem potencial para gerar resultados cada vez melhores.
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E quando falamos “resultado” podemos tratar tanto de um impacto direto em lucratividade, receita ou outro indicador financeiro, mas muitas vezes o impacto é indireto (por exemplo: um cliente melhor atendido e que não tem dúvidas irá renovar contratos ou retornar a consumir do seu produto e serviço com maior facilidade).
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Uma vez que já entendemos o que precisa ser desenvolvido, vem o que muitas vezes se torna o maior desafio para a maioria dos gestores, apoiar e estimular esse desenvolvimento. Para isso elencamos 04 principais passos para exercer um dos principais papéis da liderança: impulsionar o desenvolvimento da equipe.
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1º – Traduza objetivos em comportamentos
Seguindo o exemplo do início desse artigo, vamos supor que você chegou à conclusão de que a equipe precisa ser mais pró ativa… mas o que de fato é a pro atividade? ou melhor, de que forma ela pode ajudar a sua equipe?

Traduza isso em ações em comportamentos práticos que a equipe deve realizar, de preferência algo concreto como por exemplo “toda semana cada colaborador deve ligar para um cliente (ou para um grupo de clientes) e checar se existe alguma dúvida sobre o produto/serviço” ou então “enviar um e-mail periodicamente para reportar um status com informações sobre avanços em determinado projeto ou iniciativa que envolve o cliente ou então reforçando datas e compromissos que o cliente deve cumprir para que o produto/serviço que contratou seja utilizado da melhor maneira possível”.

Observação: importante ressaltar que quando falamos “cliente” podemos pensar em um “cliente externo” (aquela pessoa ou empresa que contratou a sua empresa) ou “cliente interno” (um outro departamento ou grupo de empregados dentro da sua própria empresa e que dependem de algo que você realiza para que eles possam efetuar a parte deles do trabalho).
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2º – Verbalize o que você espera do time
Parece óbvio, mas muitas e muitas vezes aqui mora o maior desafio.

Encontramos com frequência gestores que reclamam que a equipe “não entrega o que o departamento/empresa precisa” sendo que expectativas não foram alinhadas!

Lembre-se gestor, por mais que algo é óbvio para você não significa que é óbvio para sua equipe, só será assim a partir do momento que você compartilhar.

Não converse por meio de enigmas, não diga meias palavras e não “fale por olhares”.

O tempo que seu colaborador vai dedicar para decifrar os sinais que você está passando poderia ser utilizado para colocar em prática aquilo que esperamos do time.

Siga os passos: tenha clareza do que o time precisa desenvolver > transforme isso em ações práticas > verbalize isso para a equipe, você ficará impressionado com os resultados!
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3º – Construa junto com a sua equipe
Conheça os membros do seu time, as suas fortalezas, aquelas competências e comportamentos que colocam em prática de maneira mais fácil, com base nisso você pode alocar melhor esforços para que a equipe atinja resultados.

Além disso, saiba que apesar de um mito que muitos gestores carregam a liderança não precisa ter todas as respostas, esse definitivamente não é um dever do líder!

Pelo contrário, muitas vezes o papel do líder será apoiar e coordenar a equipe para que eles encontrem alternativas.
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4º – reconheça quando o comportamento esperado for colocado em prática
Por último, um dos pontos chave quando estamos falando sobre desenvolvimento e adoção de novos procedimentos ou práticas, reconheça as pessoas conforme elas entreguem o que foi combinado.

Renuncie ao pensamento “a pessoa não está fazendo nada mais do que a sua obrigação”, esse raciocínio não ajuda em nada o desenvolvimento contínuo de uma equipe.

Parabenize e agradeça os colaboradores conforme eles pratiquem aquilo que foi combinado, demonstre para eles o quanto o comprometimento é importante para a realização do trabalho e como cada um contribui para o que a cada está construindo.

E não se preocupe se você não tem orçamento, dizer um parabéns específico e verdadeiro não precisa vir acompanhado de um aumento salarial.

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