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DP, RH E GESTÃO DE PESSOAS NÃO SÃO AS MESMAS COISAS: ENTENDA A DIFERENÇA

DP, RH E GESTÃO DE PESSOAS NÃO SÃO AS MESMAS COISAS: ENTENDA A DIFERENÇA

É sabido que a gestão de pessoas é um tema essencial para o sucesso das empresas. No entanto, compreender as diferenças entre Departamento Pessoal (DP), Recursos Humanos (RH) e Gestão de Pessoas pode ser um desafio e gerar muitos enganos, tanto nas ações implementadas como na definição das responsabilidades. Neste artigo, serão abordadas essas diferenças de forma clara e acessível para auxiliar o empresário na modernização da gestão de sua empresa de contabilidade.


O que são DP, RH e Gestão de Pessoas?

Para começar, é importante esclarecer o que cada um desses termos significa:


Departamento Pessoal (DP):

Responsável pela parte burocrática da gestão de colaboradores, o DP lida com tarefas como registro de funcionários, cálculo de folha de pagamento, controle de horas trabalhadas e obrigações legais. Concentra-se em garantir que os aspectos administrativos relacionados aos colaboradores estejam em conformidade com as leis trabalhistas.


Recursos Humanos (RH):

Indo além das questões burocráticas, o RH foca na estruturação e gerenciamento de ações de desenvolvimento, bem-estar e melhorias de performances de todos os colaboradores. Sendo um parceiro estratégico de todos os líderes da empresa, atua junto com eles nos processos de contratação de pessoas, treinamentos, gestão do clima e cultura organizacional, desenvolvimento de carreira, gestão do desempenho, dentre outros.


Gestão de Pessoas:

É uma função essencial em todas as empresas, sendo a responsabilidade de todos os cargos que possuem equipes (ex.: Diretores, Gerentes, Encarregados e Coordenadores). Gerir pessoas é quando o líder atua diariamente no desenvolvimento dos colaboradores, gestão dos seus resultados e engajamento deles com a empresa e com o trabalho. O RH atua como um parceiro para apoiá-los com ferramentas e apoio emocional nesses processos.


Como esses conceitos se aplicam à empresa de contabilidade?


Departamento Pessoal (DP):

Essencial para garantir que a parte administrativa da empresa esteja em ordem, o DP é fundamental para cumprir as obrigações legais e manter os colaboradores satisfeitos. O compromisso em modernizar a gestão da empresa pode começar aqui, implementando sistemas de gerenciamento de tarefas para melhorar a eficiência do DP.


Recursos Humanos (RH):

Para construir uma equipe mais engajada e tornar a empresa um excelente lugar para se trabalhar, o RH desempenha um papel fundamental. Investir em programas de treinamento, desenvolvimento de carreira e na resolução de conflitos geracionais pode criar um ambiente de trabalho harmonioso.


Gestão de Pessoas:

A Gestão de Pessoas é a chave para criar ambientes saudáveis e de alta performance. Contar com líderes que gostam do que fazem, possuem os perfis adequados para a liderança e o preparo técnico de gestão necessários para isso é essencial para que a empresa cresça de forma sustentável.


A compreensão das diferenças entre DP, RH e Gestão de Pessoas é um passo importante para a modernização e o sucesso da empresa contábil. Ao aplicar esses conceitos de forma estratégica, o empresário poderá crescer tanto na vida profissional quanto na pessoal.


Lembre-se de que a consultoria de RH está pronta para auxiliar em sua jornada de crescimento e sucesso empresarial, proporcionando mais felicidade e resultados no trabalho. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, a equipe está disponível para ajudar em sua jornada.

Carol Freitas
GPS Pessoas | gestão de performance sustentável
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